top of page
Buscar
  • Foto do escritorlarissaphaiffer

Sobre o Instituto: uma história de amor e luta!

Atualizado: 12 de dez. de 2020

O Instituto Bia Wachholz homenageia a artista plástica Bianca Wachholz, vítima de feminicídio em julho de 2018, que também representa as centenas de mulheres que são vítimas de feminicídio anualmente no Brasil.


Outras milhares de mulheres sofrem, diariamente, violência doméstica das mais variadas formas: física, psicológica, financeira, emocional; e são submetidas, por décadas, à submissão, diminuição e controle em decorrência da estrutura patriarcal.


Assim, o grande objetivo do Instituto Bianca Wachholz é fornecer uma rede de apoio às mulheres que viveram e ainda vivem em estado de vulnerabilidade e perigo no âmbito da violência doméstica.


O Instituto tem personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e se dedica a prestar apoio técnico, jurídico e assistencial às vítimas, visando atender principalmente às mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência e maus tratos.


Desenvolvemos um trabalho de conscientização sobre a violência doméstica, incentivando o debate para promoção de investimento social capaz de garantir os direitos de cidadania, justiça, trabalho, emprego e geração de renda da mulher e da família.


As lutas do Instituto são diversas e fazem frente a uma série de direitos humanos das mulheres, incluindo campanhas para promoção de cestas básicas às famílias de vítimas de violência doméstica assistidas pelo CREAS da cidade de Blumenau.

Também por meio de parcerias, elaboramos projetos que buscam a produção de renda, crescimento e aprendizado das mulheres. Foi o caso da parceria com a Texneo - Moda Fitness e Beachwear, empresa que forneceu tecidos para a confecção de amarradores de cabelos pelas mãos das mulheres participantes do projeto RECRIAR, além de posteriormente adquirir o material produzido. Ao Instituto coube a organização das encomendas, além do manejo e transporte do material e da articulação do trabalho ao lado das participantes do projeto.


Ainda, durante a pandemia causada pelo COVID19, no decorrer do ano de 2020 o Instituto promoveu encomendas e auxiliou as mulheres que estão trabalhando em casa na produção de artigos natalinos destinados à venda.


Com o intuito de ampliar a forma de veiculação das oficinas promovidas, do trabalho desenvolvido pelo Instituto e da conscientização a respeito da importância do movimento feminista, promovemos lives em nossa página do Instagram, abordando temas que permeiam a violência doméstica, as questões de gênero e o feminismo, além de dar voz às mulheres empoderadas e corajosas que nos cercam e que podem compartilhar suas experiências, acolhendo e levantando outras mulheres. Algumas lives estão disponíveis no Instagram do Instituto (@instituto_bia_wachholz).


Também na busca de espalhar a informação e de efetivar os direitos das mulheres, buscamos ministrar palestras em empresas e demais instituições Blumenauenses, buscando a conscientização sobre a existência da desigualdade (Ainda? Sim!) entre homens e mulheres e da necessidade urgente de mudanças para efetivar a igualdade de gêneros no trabalho, na política, na mesa de bar e na sociedade como um todo. Afinal, mulheres bem informadas são mulheres empoderadas!


O Instituto é integrado por um grupo de profissionais e mulheres voluntárias que acreditam na força feminina e na esperança de uma sociedade mais igualitária. Acreditamos que as mulheres são como água: quando se encontram, crescem!


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page